segunda-feira, 22 de março de 2010

Dia Mundial da Água

Quantas vezes você ouviu dizer que, se houvesse uma terceira Guerra Mundial, ela seria pela disputa por água? O cenário atual ainda não chegou a tal ponto, mas a realidade não é nada animadora. O que não faltam no mundo são locais onde as tensões e os jogos de poder se dão por conta do líquido precioso.

Atualmente, 11 países da África e 9 do Oriente Médio já não dispõem de água potável e precisam comprá-la de fora. O PNUD – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento estima que, em 15 anos, 3 bilhões de pessoas estarão vivendo em regiões que sofrem com falta d’água.

Saneamento básico, ao contrário do que o nome diz, é artigo de luxo: 45% da população mundial não têm acesso à água tratada. Por isso, 8,5 milhões de crianças morrem todo ano com diarréia e outras doenças causadas pela má qualidade da água. No Brasil, pelo menos 19 milhões de pessoas não têm água limpa para beber e metade dos brasileiros não sabe o que é coleta de esgoto em casa.
Se não mudarmos logo de atitude, talvez nem seja preciso haver uma guerra para que a existência da humanidade seja seriamente ameaçada. Neste 22 de março, Dia Mundial da Água, faça alguma coisa para preservar esse bem tão precioso.

Um comentário: