terça-feira, 25 de maio de 2010

GINCANA 2010 ESCOLA NAIR REBELO

O PAÍS QUE A EQUIPE NUMERO QUATRO REPRESENTA É    
                   GANA

História & Governo

Gana se tornou independente do domínio britânico em 6 de março de 1957. Antes da independência, era conhecido como a Costa do Ouro. O país recebeu seu nome de um poderoso império antigo que floresceu na África Ocidental durante o século X.
The Independence Arch is a monumental arch to commemorate Ghana's Indepencence in 1957.
Foto: O Arco da Independência, em comemoração à independência em 1957.
A república foi proclamada em 1960 com o Dr. Kwame Nkrumah, líder do Convention People´s Party - CPP, como o primeiro Presidente do país. Sob o governo do CPP, o país conseguiu avanços significativos nas áreas de educação e serviços sociais, além de esforços acelerados para o desenvolvimento industrial e de infra-estrutura. Ainda sob o governo do CPP, Gana teve papel de líder na luta pela libertação do continente e na promoção da unidade africana. O país teve atuação semelhante nas Nações Unidas, no Commonwealth e no Movimento dos Países Não-Alinhados, do qual foi um dos fundadores. O governo da primeira república foi deposto em 1966.
O governo constitucional (a 4ª república) foi restaurado em 1992, com uma nova constituição aceita pelo povo por meio de referendo. Sob as disposições da Constituição de 1992, o Presidente e membros da Assembléia Nacional são escolhidos em eleições gerais. Eles podem ser eleitos por dois mandatos no máximo, enquanto os membros do Legislativo têm quatro anos de mandato.
O atual Presidente, John Kuffuor, e o Novo Partido Patriota (NPP) assumiram o governo em dezembro de 2000, após vencerem o Democrático Congresso Nacional (NDC) em uma eleição histórica. O mandato do Presidente da República foi renovado para um segundo e último período, em eleições gerais realizadas em dezembro de 2004.
A Suprema Corte, ápice do Judiciário de Gana, é chefiada pelo Presidente da Corte. O sistema judiciário é baseado no sistema inglês do Common Law, onde os tribunais são obrigados a desenvolver noções de justiça nos indivíduos. A Constituição também garante o contínuo reconhecimento dos reis tradicionais e das leis indígenas.

A Economia

A economia de Gana pode ser analisada sob três categorias: agricultura, indústria e serviços. A base é a agricultura que, historicamente, depende da exportação de produtos primários.
Agricultura: O setor agrícola domina a economia, com cerca de 40% de participação no PIB do país, apesar de ter perdido posição desde o início dos anos 90, quando atingiu 43%. Este setor emprega a maior parcela da população economicamente ativa. As principais atividades do setor são: agropecuária, produção e comercialização de cacau; silvicultura e indústria madeireira; e pesca. O cacau é o produto mais importante, contribuindo com significativa proporção da renda nacional. Outros gêneros alimentícios e industriais cultivados no país são: milho, mandioca, inhame e inhame-coco, abacaxi, banana, banana da terra, pimenta, semente de algodão, castanha de caju, noz de cola, cana de açúcar, borracha, dendê, tabaco e café.
Um terço da área total do país é coberto de florestas, no entanto nem toda esta área é apropriada para exploração comercial. A pesca contribui com a menor parte da produção do setor. A marítima é suplementada pela de água doce, notadamente no Lago Volta. O conceito de criação de peixe, iniciado desde os anos 80, ainda não está plenamente desenvolvido.
Indústria: A participação da indústria no PIB é de aproximadamente 28%. O setor é composto de mineração, extração de pedras naturais, manufatura, os sub-setores de energia elétrica e água. Entre os minerais produzidos no país estão o ouro, a bauxita, o manganês e diamantes.
Atualmente, o sub-setor de mineração é o que mais rende divisas ao país, embora o de manufatura contribua com a maior proporção da produção do setor.
Serviços: É o setor que mais cresce e contribui com cerca de 32%. É o mais diversificado, composto de comércio atacadista e varejista; restaurantes e hotéis; serviços de infra-estrutura; serviços financeiros; serviços pessoais, sociais e comunitários, bem como serviços sem fins lucrativos.
O setor é movido, em grande parte, por atividades governamentais e comerciais. A retirada gradual do governo do ramo de fornecimento de alguns desses serviços, por meio de privatizações, está tendo um efeito positivo, à medida que empreendedores privados assumem uma participação crescente.

A moeda do país é o Cedi, dividido em 100 pesewas.

Atrações turísticas por região

A natureza tem sido generosa com Gana. Poucas atrações naturais podem se comparar com a terra ganense. Parques nacionais, tais como a floresta de Kakum ou a extensa savana de Mole, são abrigos para a flora e a fauna nativas, protegidas da ação predatória do homem.
Example of Bird of Ghana's fauna Gana é o paraíso do observador de pássaros e a delícia do amante da natureza. Caminhadas na floresta cativam os sentidos à medida que as borboletas voam de flor em flor e os raios da luz do sol iluminam pequenas orquídeas e outras flores nativas.

PAISAGEM TROPICAL

Paisagens tropicais de planícies costeiras com fundos deslumbrantes de florestas montanhosas, cachoeiras e santuários de pássaros caracterizam Gana. As densas florestas tropicais são interrompidas ocasionalmente por fazendas de cacau e cidades e vilarejos movimentados.
No habitat natural do norte, a paisagem é de savana e abriga o único parque ecológico desenvolvido para animais de grande porte: o Parque Nacional de Mole.

A herança natural é rica, com:

  • Densas florestas tropicais sendo transformadas em parques naturais para o turista ecológico, tais como o novo Parque Nacional de Kakum e a Floresta de Ankasa, no sul do país.
  • Pássaros e borboletas são particularmente numerosos nas florestas de Gana. As trilhas ecológicas são atrações e uma maneira interessante de observar pássaros e borboletas.
  • Ecossistemas excepcionais, onde colônias de macacos vivem em uma relação simbiótica com o homem, promovem uma forma de conservação ecológica que surgiu naturalmente.

Descobrir Gana é descobrir a África natural.

Escolha a região de seu interesse:
Alto Oeste Upper East Norte Brong-ahafo Oeste Ashanti Volta Central Leste Grande Accra

LOCALIZAÇÃO

Gana está localizado na costa oeste da África, ao longo do Golfo da Guiné, e faz fronteira com a Costa do Marfim, a República de Togo e Burkina Faso. O país se estende sobre uma área de 238.000 km².

A CAPITAL

A capital de Gana é Accra, com uma população de um milhão e 500 mil habitantes.

CLIMA

O norte de Gana tem uma estação chuvosa que vai de abril a outubro. O resto do ano é quente e seco com temperaturas que chegam a 38ºC. No sul do país, as chuvas começam em abril a vão até junho e recomeçam em setembro até outubro. Geralmente, as temperaturas ficam entre 21ºC e 32ºC.

HORÁRIO

O fuso horário de Gana é o horário do meridiano de Greenwich (GMT).

AEROPORTO

O Aeroporto Internacional de Kotoka está localizado a 12 km do centro da cidade de Accra. Existem ônibus e taxis que fazem o percurso do aeroporto até os principais hotéis da cidade.

TAXA AEROPORTUÁRIO

É cobrada uma taxa de 22 mil cedis para vôos internacionais e 500 cedis em vôos domésticos. As taxas estão sujeitas a mudança sem aviso prévio.

VISTOS

É exigido um passaporte válido com visto de entrada, com exceção dos cidadãos de países membros da Comunidade Econômica da África Ocidental (ECOWAS ou CEDEAO).

VACINAÇÃO

O visitantes devem possuir um certificado médico atualizado comprovando vacinação contra febre amarela. Como a malária ainda existe em algumas partes do país em algumas épocas do ano, devem ser tomadas as costumeiras medidas de precaução.

ALFÂNDEGA

Os turistas podem trazer pertences pessoais sem pagar imposto, porém para obter detalhes sobre produtos comerciais e equipamentos especializados, entre em contato com o Customs, Excise and Preventive Service, ou a missão diplomática de Gana mais próxima.

MOEDA

A moeda de Gana é o Cedi. A taxa de câmbio é informada pelos bancos e casas de câmbio. Não há restrições sobre a quantidade de moeda estrangeira que o turista pode trazer para o país, porém, tudo tem de ser declarado em formulário na chegada. Todos os recibos de transações devem ser guardados para inspeção na saída.

BANCOS

Existem bancos e casas de câmbio nos aeroportos das cidades principais. Os expedientes são de segunda a sexta, das 8h às 13h e das 14h às 17h.

FOTOGRAFIA

Gana é o paraíso do fotógrafo, com muitas paisagens espetaculares. Pode-se comprar filmes para máquinas fotográficas nas principais cidades. Porém, não é permitido fotografar no aeroporto e em lugares militares e estratégicos. Também não se deve fotografar pessoas sem o consentimento delas. O equipamento fotográfico deve ser declarado na alfândega ao desembarcar.

IDIOMA

O idioma oficial de Gana é o inglês, embora existam muitos outros idiomas locais, de acordo com o grupo étnico. Os principais idiomas locais são acã, ga, ewe, hausa e dagbani.

RELIGIÃO

Existem três principais grupos religiosos em Gana: os cristãos, os muçulmanos e aqueles que seguem as religiões tradicionais. As igrejas de cada religião podem ser encontradas em todo o país.

INSTALAÇÓES MÉDICAS

Boas instalações médicas podem ser encontradas nas principais cidades, porém, os visitantes são aconselhados a trazer os medicamentos de que precisam regularmente

ENERGIA ELÉTRICA

A voltagem da energia elétrica é de 220v. Aparelhos com voltagem de 120v precisarão de adaptadores.

COMUNICAÇÕES

O DDI de Gana é +233. Serviços de telefone, fax e telex podem ser encontrados em todas as principais cidades e nos principais hotéis.

TRANSPORTE

Boas estradas alcançam a maior parte do país, com ônibus, micro-ônibus e taxis, que fazem viagens de longa distância, disponíveis. Há um serviço de trem entre as cidades de Accra, Kumasi e Takoradi. A empresa Volta Lake Transport Company tem um serviço de transporte lacustre da cidade de Akosombo a Buipe Port.

COMPRAS

Gana é um excelente lugar para fazer compras. A moda ganense é reconhecida em todo o mundo e Gana é a terra do famoso tecido chamado kente. As lojas das principais cidades estão cheias de jóias, artigos de couro e de vime. As feiras são o lugar ideal para comprar excelentes artesanatos tais como os tamboretes de Ashanti, máscaras tradicionais, tambores e lembranças de todo o tipo. No país é comum a prática das habilidades de barganha de preços.

EXPORTAÇÕES E ARTESANATO

Aqueles que desejam exportar artesanato ou antigüidades não isentas devem obter um certificado do Museums and Monuments Board. O certificado é fornecido aos principais centros de artesanato ou ao Museu Nacional.

TRÂNSITO

Em Gana, dirige-se no lado direito da rua, sendo exigida uma carteira de habilitação válida. Os motoristas que chegam de carro ao país precisam de um carnet de passage e seguro internacional.

FERIADOS NACIONAIS

  • Ano Novo - 1º de janeiro
  • Data nacional de independência - 6 de março
  • Sexta-feira Santa
  • Segunda-feira de Páscoa
  • Eid il Fitr (feriado muçulmano)
  • Eid il Adel (feriado muçulmano)
  • Dia do trabalhador - 1º de maio
  • Dia da África - 25 de maio
  • Proclamação da República - 1º de julho
  • Dia do Agricultor - 1ª sexta de dezembro
  • Natal - 25 de dezembro
  • Boxing Day - 26 de dezembro

VESTUÁRIO (O que vestir)

É aconselhável usar roupas leves de algodão. Paletó e gravata são necessários para reuniões de negócios e nos principais hotéis, à noite.

CORTESIAS TRADICIONAIS

Os ganenses são conservadores e apreciam cortesias tradicionais. Apertos de mão, usando-se somente a mão direita, são a maneira costumeira de cumprimentar. Aqueles que visitam o interior do país ou lugares sagradas devem visitar também o líder local, levando um pequeno presente, como um conhaque local.


Nenhum comentário:

Postar um comentário