sexta-feira, 5 de abril de 2013


Que a Terra é linda, cheia de riquezas e diversidades todos já sabem. Porém, vivemos um tempo de muitas instabilidades em nosso planeta. As instabilidades que assolam são de diferentes origens: ambiental, político-social, institucional, moral, ética; entre outras. Diante de tantas dificuldades cotidianas, percebemos a enorme importância dos profissionais da Geografia. Tanto o licenciado quanto o bacharel nessa área merecem um melhor reconhecimento devido à sua importância na sociedade em que vivemos.
A Geografia enquanto uma ciência multidisciplinar deveria receber o mérito que lhe é devido. Cabe-nos nesse momento fazer uma reflexão sobre a importância da Geografia, principalmente na área educacional. O que temos visto em algumas escolas de diferentes municípios e estados da nossa nação é um verdadeiro descaso com a nossa disciplina. Deixo aqui uma dúvida que somente os professores da área saberão do que estou falando, das nossas inúmeras ansiedades e dificuldades.
A Ciência Geográfica é uma ciência complexa! Devemos levar aos nossos alunos o entusiasmo da relação aprender/ ensinar. Cada um dos nossos alunos deverá descobrir a “Geografia que existe dentre de si”, que, mediado pelos profissionais da área, poderá fazer uma leitura crítica e metodologicamente responsável por seus atos de cidadania. Entender a complexidade da Geografia é compreender a dinamicidade do nosso planeta e suas funcionalidades.
Enquanto educadores, nossa principal meta é atingir a plena cidadania de nossos alunos e levá-los ao entendimento de que qualquer ato/ ação é geográfico. Devemos entender que a tarefa de “ensinar” não é fácil, principalmente na Geografia. Nosso sucesso enquanto professores/ educadores só acontecerá quando o cansaço não nos abater e sim conseguirmos ser criativos, motivadores, quase altruístas. Como ciência multidisciplinar, a Geografia tem uma variedade muito grande de métodos/ meios de ensino para levar os seus mais diferentes conteúdos.
Todos nós (alunos, professores; digo: todo ser humano) vivemos a Geografia dentro de nos. Nossa importância enquanto educadores é elevar a Geografia ao patamar mais alto de criticidade, entusiasmo, motivação e ética. Descubra a Geografia que existe dentro de você e a transmita!
* André Luiz do Nascimento Quincas é bacharel em Geografia pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Especialista em Solos e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Lavras.

http://conhecimentopratico.uol.com.br/geografia/mapas-demografia/38/artigo224961-1.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário