segunda-feira, 10 de março de 2014


Dicas Pedagógicas: A Invenção da Infância

“Nem sempre ser criança é ter direito a  viver a infância”, seja pela exclusão social e exploração de seu trabalho ou pela  exposição dela às rotinas, aos valores e às práticas do mundo adulto. 

Esse é o tema tratado no documentário A Invenção da Infância que aborda  historicamente a construção moderna do conceito infância (a partir da Renascença)  focando a discussão sobre as diferenças na experiência de ser criança no Brasil da  atualidade*. 

Impactante, o vídeo inicia com as principais invenções do renascimento e passa a mostrar  dados a respeito do planejamento familiar e da mortalidade infantil no nosso país. Para tornar esses dados ainda mais marcantes, eles são apresentados por meio de relatos de mães  vítimas dessa situação. A segunda parte do vídeo traz outra cruel realidade brasileira: o  trabalho infantil. Novamente, a forma de apresentação é com depoimentos, mas dessa vez  eles são intercalados por meninos que vivem essa chaga e outras meninas que têm um alto  padrão social
Sinopse: Ser criança não significa ter infância. Uma reflexão sobre o que é ser criança no mundo contemporâneo.
Gênero: Documentário
Diretor: Liliana Sulzbach
Duração: 26 min Ano: 2000 Formato: 16mm 
País: Brasil Local de Produção: RS 
Cor: Colorido 
Dicas Pedagógicas

A Invenção da Infância: Dicas Pedagógicas - TV Escola 
Aplicabilidades em Educação: 

*Comentários de Maria da Conceição Carneiro Oliveira


fonte:http://suburbanodigital.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário