Síndrome de Down x Inclusão Escolar!
Abordar a Temática da Síndrome de Down,nos remete forçosamente á reflexões acerca da Inclusão escolar;bem
como,de todas as dificuldades organizacionais que a permeiam.Quer seja
na Escola Pública ou Particular,percebemos que muitos avanços precisam
ainda ser obtidos.As Escolas apresentam algumas condições mínimas de
Trabalho,alguns Professores preparam-se para atuarem em sala de
aula,certos materiais são adquiridos para subsídio de algumas ações
escolares,mas,o Problema continua existindo,ou melhor,as dificuldades
continuam,haja vista,a Inclusão de alunos com Síndrome de Down
requer além de investimentos materiais,muito Carinho,Conhecimento
técnico e muita boa Vontade dos Profissionais que destinam-se à este
Sacerdócio. Inserir uma Criança portadora de Síndrome de Down no Contexto Escolar,exige de todos os envolvidos muita Cooperação! Nesta grande empreitada,a que chamamos "Socialização"os
elos precisam estar cada vez mais unidos e totalmente reforçados! Estes
grandes Elos,servirão como alicerce fundamental para o sucesso das
Ações,bem como;da efetividade de resultados significativos a serem
obtidos por todos, ( Aluno,Escola,Família). Atualmente, acreditamos que muito sabemos a respeito da Síndrome de Down
,de suas especificidades e das possibilidades de crescimento cognitivo
de seus Portadores.Não sabemos nada!Nada mesmo! Só estamos enxergando
apenas," A PONTA DO ICEBERG!" A MÍNIMA PONTA MESMO,ACREDITEM!
As Escolas trabalham a Inclusão com algum conhecimento de
causa,contudo,ainda serão necessárias sérias e contínuas intervenções
reais em seus Conteúdos Programáticos,em suas Grades
Curriculares,Regimentos,Projetos Político-Pedagógicos;em suma,a
resignificação maior,ainda está por vir realmente. Fonoaudiólogos,Psicólogos,Fisioterapeutas, Psicopedagogos,além
de outros profissionais deixarão de ser algo relativo,e passarão a
ocupar um Espaço absoluto no Cenário da Inserção Escolar das Crianças
com Necessidades Especiais,sejam elas,Ricas ou Pobres,Brancas ou
Negras,pertencentes á Rede Pública ou Privada. Com a chegada deste
grande dia,poderemos realmente afirmar que, a Inserção Escolar
verdadeira está acontecendo no nosso País.
Nós Coordenadores(as) Pedagógicos temos a grande responsabilidade de fazer com que as "Coisas realmente aconteçam nesse sentido!"
Ou seja,precisamos reforçar as possibilidades de ensino para os Nossos
Professores,estimularmos novas Metodologias;bem como,solicitar das Secretarias
de Educação dos Nossas Cidades,Estados ou Municípios mais cursos de
Formação continuada,afim de que,maiores Progressos consigam ser
alcançados no Campo da Aprendizagem das Nossas Queridas Crianças
Especiais!
referência Cantinho do Coordenador Pedagógico
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