terça-feira, 17 de julho de 2012

 A importância do não pular fases


                                                     
Toda fase é muito importante para o desenvolvimento da criança e pular uma delas pode trazer consequências preocupantes no futuro. Há pais que acham que seu filho é mais esperto que o outro porque começou a andar sem passar pela fase do engatinhar.
Sabemos que cada criança tem o seu tempo e isso não deve ser motivo de preocupação, porém a criança tem que ser estimulada para que passe por todas as fases. Desde o seu nascimento é aconselhável que a mãe converse bastante com o bebê. O ato de conversar, de falar o nome dos objetos que está pegando é um estímulo ao desenvolvimento da linguagem. Pais que conversam bastante com seus filhos colaboram para que estes desenvolvam a linguagem com mais fluidez.
O mesmo deve acontecer quando o bebê estiver na fase do sentar, do engatinhar, do andar. Os pais devem estimulá-lo  a cumprir cada fase e não forçá-lo a pular a fase do engatinhar indo direto para o andar. Estudos realizados no Instituto de Educação da Universidade de Londres (Inglaterra) envolvendo 15 mil crianças durante os cinco primeiros anos de vida comprovaram que o atraso significativo do sentar-se ou do  engatinhar aos nove meses de idade originou dificuldades de aprendizagem aos cinco anos quando já estavam na escola.
Imagine então pular alguma destas fases.
É muito comum na Educação Infantil os pais pedirem para “avançar” o filho para a série seguinte porque ele é “esperto” e sabe “muitas coisas”. Porém é na Educação Infantil que habilidades vão ser estimuladas e desenvolvidas para que a criança passe por cada uma das fases, com bom desempenho. Somente ter desenvolvida algumas habilidades não quer dizer que a criança já está pronta para cursar o nível seguinte. A criança deve sempre ser analisada num todo e não em fatias ou pedaços.
O mais importante é que a criança nos primeiros anos de vida seja estimulada de forma prazerosa e que possa desenvolver suas competências e habilidades de forma natural.

Fonte: Educa Já

Nenhum comentário:

Postar um comentário